Pages

Por que não existem japinhas negros?

Você com certeza já teve essa dúvida, será que existem japas negros? E aqui está a resposta:
Na verdade, existem negros de olhos puxados, mas normalmente eles ficam no meio termo das duas características: não têm a pele tão escura nem os olhos tão puxados.
Isso acontece porque o que determina tanto a cor da pele quanto o formato dos olhos de uma pessoa é um conjunto de genes e não apenas um único gene do pai e outro da mãe. A mistura desses dois conjuntos faz com que as características genéticas se misturem.

O que define a pigmentação da pele é a produção de melanina, ou seja, se as células da pele tiverem genes que ordenem a produção de melanina, a pele será pigmentada. Os genes que carregam essa “ordem” são chamados de dominantes e os que não carregam ordem nenhuma são chamados de recessivos. É muito difícil (quase impossível) alguém ter alguma característica determinada só por genes dominantes ou só por recessivos – normalmente é uma mistura dos dois. Para você entender melhor, veja como se determina a cor do filho de um pai negro e de uma mãe oriental (com aquela típica cor amarelada).

Para facilitar, digamos que quase todos os genes de pigmentação do pai sejam dominantes e os da mãe sejam misturados, com predominância de recessivos. O filho deles não terá tantos dominantes quanto o pai, mas certamente terá menos recessivos do que a mãe. Mesmo assim, a maior parte dos seus genes produzirá melanina e portanto ele provavelmente será bem moreno ou mulato. Com o formato dos olhos, a coisa é um pouquinho mais complexa, já que o que determina se os olhos serão puxados não é uma proteína, como a melanina, mas sim uma mistura de características que define todo o formato do rosto. Para complicar ainda mais, não dá para esquecer que as características físicas também são influenciadas pelo ambiente, ou seja, se um negro passar a viver em um lugar frio, com pouco sol, depois de muitas gerações a pele de seus descendentes não será tão escura.
Isso é o que Charles Darwin definiu como seleção natural: os indivíduos mais claros se adaptariam melhor à falta de sol e, portanto, produziriam mais descendentes.

Aposto que isso você não sabia!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário